weaklink

Este não é um post exatamente técnico, mas acredito que a lógica, de tão básica, cai como uma luva quando falamos de planejamento… para praticamente qualquer coisa na vida. Andei refletindo um pouco sobre a força da máxima abaixo e gostaria de convidar você, estimado leitor, a pensar também um pouco a respeito:

Lei de Murphy

Aí está a famosa Lei de Murphy, tão usada no nosso dia a dia. Simples, não? O problema é que, de tão simples, muitas vezes as pessoas esquecem a presença deste fator, seja por desleixo ou por desatenção. Explico: Quando falamos de criar uma estratégia, seja qual for, não podemos deixar de considerar os pontos que podem dar errado se não tiverem a devida atenção durante o planejamento.

Por não considerar isso, empresas lançam peças de comunicação com mensagem equivocadas; se embananam para responder um comentário negativo porque não estavam preparadas para lidar com este feedback; criam campanhas e eventos que fracassam por descuidos na logística. Tudo porque não consideraram gerenciar os riscos e traçar linhas de ação para cenários muitas vezes óbvios.

Negócios podem falir ou passar apertos, por exemplo, por não fazer um planejamento adequado de como oferecer seus serviços e captar lucros. Ações de publicidade, como a chuva de Twix ou o caso da Pepsi em dobro, são um fiasco se a execução não for bem pensada.

A questão, aqui, não é ser paranoico, nem ser um ‘ninja’ ou um pessimista. Trata-se de pensar nas consequências de fazer um trabalho ‘nas coxas’, que pode resultar em prejuízos, desperdícios de tempo, danos materiais, perda de clientes, etc. Para minimizar riscos, além de fazer trabalhos pontuais para levantar os principais, cabe também estar atento a todo momento e, sempre que possível, ter diretrizes ou um plano B.

Dada a importância, penso que há a necessidade de profissionais de diversas áreas estudarem mais a fundo conceitos de gerenciamento de riscos, tanto para otimizar os resultados quanto para evitar dores sérias de cabeça. Isso e, talvez, imprimir bem grande a máxima da Lei de Murphy e fixar na parede da sala.