breakingbad-socialemidia

breakingbad-socialemidiaVocê já assistiu Breaking Bad? Protagonizada por Walter White, um professor de química que descobre que tem câncer no pulmão e resolve bancar a família fabricando metanfetamina, a série do canal AMC é uma das melhores dos últimos tempos. Uma pena que está em produção sua derradeira temporada.

Na trama, a família não sabe do envolvimento de White com a fabricação de #dorgas e procura meios para pagar o dispendioso tratamento do chefe da casa. Eis que uma das alternativas é dada na segunda temporada pelo filho, o Walter Jr., que resolve fazer um singelo site de doações com este fim… Só que a habilidade de webdesign do rapaz não é lá das melhores.

A página parece saída diretamente dos anos 90, com toda precariedade e recursos que fariam um designer ter urticária: background estrelado, imagens de baixa qualidade e a odiada fonte Comic Sans estão lá.

 savewalterwhite-sociaemidia

Pois bem. Acontece que o site existe no mundo real, disponibilizado pelos produtores da série, e está acessível pelo endereço SaveWalterWhite.com. Mas, mais que uma referência legal para os fãs, o site traz uma atitude bacana: ao clicar no botão de doação, a pessoa é redirecionada para uma página de uma organização real sem fins lucrativos, a National Cancer Coalition, onde é possível fazer uma contribuição de verdade para pacientes com câncer.

Segundo um post de outubro de 2012 no blog do programa, desde o lançamento do site, em julho de 2009, a iniciativa já arrecadou mais de 125 mil dólares para a causa da instituição, que é garantir que todos tenham acesso a cuidados médicos de qualidade e medicamentos para combater doenças crônicas e câncer em qualquer lugar do mundo.

Achei uma iniciativa bastante interessante por parte da AMC. Com a força do programa, foi possível criar uma coisa relativamente simples com intuito de engajar as pessoas para algo nobre. Imagino que outras empresas de entretenimento poderiam adotar atitudes similares, contextualizando os temas de suas produções com assuntos sociais. Muita utopia? O que você acha?

BÔNUS:

O Save Walter White não é o único site saído do universo de Breaking Bad. O personagem Saul Goodman, advogado trambiqueiro que ajuda Walter a tocar seus ‘negócios’, tem um endereço para seu escritório de advocacia, o bettercallsaul.com. Lá você também não vai encontrar primor visual, mas tem uns vídeos divertidos. “Better call Saul!”

 

 Deixe sua opinião nos comentários! Aproveite para acompanhar e interagir também no Facebook, no Twitter e no Google+ do blog.