1808-laurentino-gomes-sem-dvd-13962-MLB4338158876_052013-F

Como bem disse o historiador grego Heródoto, é preciso pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro. Muito além daquela noção de matéria chata do currículo escolar, a história nos dá contexto, base para compreensão do mundo e as consequências das escolhas. Por isso a relevância de obras como 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes.

Jornalista experiente, Gomes embarcou em uma pesquisa extensa para a realização do livro, que ajuda a colocar alguma luz sobre um período-chave do nosso País, quando a família real portuguesa desembarcou fugida da ameaça de Napoleão. 1808 virou o primeiro de uma trilogia sobre o Brasil do XIX, narrando a transição que vai do fim da condição de colônia até o início da república.

O cenário da época era peculiar, quase caricato. Em um Rio de Janeiro caótico, sujo e sem aprumo, nem mesmo a nobreza tinha modos ou ares de tal. A corte recém-instalada e quebrada se sustentava na base de trocas de favores, com concessões de títulos de nobreza, criação dívida externa e promoção de eventos caros. Ao mesmo tempo, o Brasil se emancipou e desenvolveu condições de, mais tarde, se tornar uma nação independente.

Este panorama é desenvolvido pelo autor com um texto claro, contextualizado e instigante. A obra não é um trabalho de historiografia e, portanto, a escrita não possui os cacoetes acadêmicos ou uma intenção de apresentar metodologias científicas. É um livro-reportagem com um relato coeso, focado no “contar”, na narrativa e em envolver o leitor.

1808 traz uma visão bem construída sobre o Brasil de 200 anos atrás, um país de oportunidades, mas castrado. É impossível não traçar paralelos com os dias de hoje e perceber como alguns problemas sociais permaneceram, assim como as consequências daquela época ainda são visíveis na política e na cultura em geral.

1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Laurentino Gomes

Editora: Planeta
Publicação: 2007
Idioma: Português
408 páginas


E você, já leu o livro? O que achou? Deixe sua opinião nos comentários! Aproveite para acompanhar e interagir também no Facebook, no Twitter e no Google+ do blog.