Mudancas Facebook

Não é novidade que a rede criada por Mark Zuckerberg cresceu tanto que não é mais um mero site para adicionar e conversar com os amigos, mas também uma plataforma consolidada para marketing e negócios. As fan pages são o principal expoente desta profissionalização da rede para empresas e figuras públicas. Mas, apesar de ter recursos à frente de concorrentes como o Google+, estas páginas ainda carecem de melhorias para facilitar a vida de quem administra.

Deixando um pouco de lado as constantes mudanças e reboques visuais, agora parece que o Facebook se empenhou em trazer algo mais prático para o dia a dia e preencher as lacunas da plataforma para quem usa de modo mais profissional. Nas últimas semanas, algumas novidades interessantes surgiram. São elas:

– Repercussão dos posts
Em complemento ao Facebook Insights (as estatísticas das fan pages), com  a rede configurada no idioma inglês é possível visualizar logo abaixo de cada post a quantidade de pessoas alcançadas pelo conteúdo e a porcentagem de fãs que visualizaram. Isso ajuda a ter um feedback ainda mais dinâmico do que está gerando melhores resultados ou não na gestão do conteúdo.

Alcance posts - Facebook
– Posts Promovidos
Já é bastante sabido que o conteúdo postado nas fan pages, bem como nos perfis pessoais, não atinge todos os contatos, apenas uma parcela. Os fãs mais engajados ou aqueles que interagiram com a página recentemente geralmente são os que mais visualizam o que é postado. Aí é que entra um “truque” interessante do Zuckerberg: Bem ao lado de onde aparecem os novos dados de repercussão nas postagens, está disponível para algumas fan pages um botão para pagar determinadas quantias (com estimativa de alcance) a fim de dar uma “turbinada” de três dias na visualização do post e atingir mais gente, um pouco diferente e mais simples que as campanhas tradicionais de anúncios da rede. Se os números orgânicos não parecerem satisfatórios, parece bem conveniente ter uma opção bem do lado para melhorar isso, não é mesmo?

 

Post Promovido - Facebook
– Hierarquia de administração
Algo básico, que os donos das fan pages queriam, mas que só agora está sendo implementado: É possível atribuir níveis de administração para os membros da página, definindo restrições para o que cada um pode fazer, como visualizar estatísticas, campanhas patrocinadas e gerar conteúdo, até a permissão mais alta para gerenciar os “cargos”, incluir e excluir membros. Para quem já possui, é possível atrubuir este cargos acessando as configurações da página.

 

Tabela com a descrição das permissões de cada cargo na página

 

– Programação de posts
Função muito usada que dependia de aplicativos desenvolvidos por terceiros, como o Hootsuite. A programação de postagens é uma mão na roda para planejamentos, para aquelas horas que se está sem tempo ou que há um determinado horário para soltar algo. Acontece que as ferramentas que fazem isso muitas vezes não são 100% eficientes, e um recurso nativo no Facebook sempre fez falta.

 

*Vídeo do blog .Com/teúdo, da @camilapc

 

– Aplicativo para gerenciar fan pages
Cuidar das páginas de marcas por dispositivos mobile sempre foi um calcanhar de Aquiles do Facebook. Pelo aplicativo oficial ou pelo site mobile, é muito difícil para o usuário cuidar do básico. Mesmo de aplicativos alternativos que testei, nenhum foi tão satisfatório ou abrangente. Agora o Facebook lança, primeiramente para iPhone (na App Store americana), um programa específico para os administradores, o Pages Manager. Tomara que chegue logo para todos e para Android e outras plataformas.

 

No fim, a consolidação destes recursos tende a beneficiar não só os usuários, mas o próprio Facebook. Por quê? Além de mais uma alternativa de gerar receita com o patrocínio de postagens, quanto mais completa e prática a ferramenta for para as marcas, maior vai ser a adesão, o tempo gasto lá dentro, as ações possíveis… Enfim, agrega valor ao mundo azul e branco criado por Mark, que andou apanhando um pouco com a entrada na bolsa de valores.

 

E você, o que achou das novidades?