Tribes

Seth Godin
Editora: Portifolio
Publicação: 2008
Idioma: Inglês
160 páginas

Seth Godin é um dos maiores nomes quando se fala de empreendedorismo e de marketing moderno, abordados de forma única em livros como Permission Marketing, Purple Cow e The Dip. Em Tribes – We Need You to Lead Us, o autor explora o conceito de liderança dentro dos nichos e como isto pode ser um fator determinante de diferenciação e de mudança na sociedade.

A internet e as ferramentas sociais trouxeram uma urgência por figuras de liderança em diversos níveis sociais e profissionais. O autor defende a ideia de que as tribos são formadas por pessoas com um interesse em comum e que o líder é aquele que despertar paixão pela causa. Ele serve como fio-condutor para que a tribo se desenvolva e se fortaleça.

A quebra de barreiras geográficas torna cada vez mais viável a formação de tribos com os mais variados interesses e filosofias. Isto muda radicalmente o modo como as empresas devem encarar o mercado, pois o consumidor possui mais poder de mudança do que nunca. Relevância é a palavra-chave. E preciso direcionar seu discurso para quem irá ouvi-lo, personalizar a mensagem de acordo com as tribos e contribuir para mantê-las engajadas.

O marketing atual não se trata de verticalização, mas sim de relacionamento. Os verdadeiros fãs de uma marca potencializam sua mensagem e sua essência, assim a tribo se expande através do relacionamento e de uma ideia que faça sentido para eles. Mas é preciso fomentar esta “evangelização” por meio de liderança e inspiração.

Tribes é uma leitura de qualidade para empreendedores, profissionais de marketing e toda e qualquer pessoa que deseje fazer a diferença. Godin, em texto acessível, expõe seus conceitos de forma dinâmica e instigante, com diversos exemplos de como o conceito de tribos pode ser aplicada nas corporações, em comunidades e também na política.