Crachá - Bruno Chagas - Café com Blogueiros

Crachá - Café com Blogueiros

No dia 3 de dezembro de 2011 ocorreu em São Paulo a segunda edição do Café com Blogueiros, que propõe discutir o blog como negócio através de palestras e debates com nomes de destaque da blogosfera. O evento contou com apresentações simultâneas nos auditórios Renato Castelo Branco e Philip Kotler, na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Um pena não poder acompanhar tudo, mas pelo menos foi possível escolher quais palestras/debates eram mais interessantes para cada um. Acabei acompanhando todas as do auditório Kotler e posso dizer que foi uma experiência muito válida. Resumo-as aqui.

A primeira apresentação foi de Juliana Lima (@JuLima), coordenadora de comunicação no Apontador, que deu um panorama geral sobre o “mercado” de blogs, algumas boas práticas e referências. Juliana não possui um blog pessoal, mas sua vivência com o meio possibilitou trazer uma visão interessante.

Para ela, quem mantém um blog deve tomar cuidado em como posiciona a propaganda. Esta é necessária para monetizar o site de quem tem este propósito, mas muito desagradável para o leitor quando aparece, por exemplo, no meio de um post. Também segundo a palestrante, as agências que buscam parceria com blogs devem não apenas considerar os que têm mais acessos, mas os que realmente possuem algo ver com a marca e com o público, pois estes são muito mais assertivos em atingir o perfil de leitor e se empenham.

 

 

Apresentação de Juliana Lima no #CCBSP

 

Em seguida, houve uma mesa de discussão sobre SEO (otimização de sites para o posicionamento no resultado de ferramentas de busca como o Google), que trouxe Jhonny Jessé (@cocagelada), Mauricio Zane (@mauriciozane), Rafa Hernandez (@rafaeldesigner). Foram citados elementos essenciais, como a forma que um conteúdo original e único é relevante para os buscadores, a necessidade de atentar para metatags e palavras-chave, ter estrutura e categorias bem definidos e organizados, além  de URL’s amigáveis. O WordPress foi indicado como plataforma preferencial para blogs por facilitar o trabalho de SEO. O participantes também ressaltaram o uso de ferramentas gratuitas fornecidas pelo próprio Google, como o Analytics e o Webmaster Tools, além de plugins do WordPress  como o All In One SEO Pack ou o Yoast.

SEO no Café com BlogueirosUma prática interessante citada foi a de incluir palavras com grafia errada entre as keywords, pois muitas pessoas digitam o termo de forma incorreta nas buscas e esta é uma oportunidade para ficar bem posicionado. Quanto a isso, da platéia, Israel Degásperi (@idegasperi), analista de mídias sociais da Tecnisa, trouxe um dado interessante: 15% das palavras-chave utilizadas no trabalho de SEO da empresa (que é um case em ações digitais) possuem grafias erradas exatamente por esta questão estratégica.

Depois da pausa do almoço, Marcelo Vitorino (@mvitorino_), autor do blog Pergunte ao Urso, palestrante e estrategista de comunicação digital na Talk Interactive, falou um pouco sobre o que aprendeu em seus anos de blogagem e como começou  neste ramo, inicialmente apenas para testar a plataforma.

Vitorino deu boas dicas e reforçou algumas de SEO dadas no debate anterior. Ele também ressaltou a necessidade de planejamento e consistência no blog, balanceando a atualização os assuntos principais, traçando um planejamento de onde você pretende chegar com o projeto e estabelecendo “mindmap” dos temas que aborda para aquelas horas que não há uma idéia definida de qual conteúdo vai produzir a seguir. Para finalizar, o palestrante mostrou um vídeo do  trecho de uma palestra de Mario Cortella como mensagem para todos os blogueiros presentes:

 


Você não é a última bolacha do pacote. Seja humilde

O debate seguinte, Blogueiros Empreendedores, contou com o Maurício Cid (@naosalvo),  Felipe Ramos (@papodehomem), novamente Marcelo Vitorino e Alexandre Formagio (@formagio) com mediador. Os participantes discutiram sobre suas experiênciasBlogueiros Empreendedores - Café com Blogueiros desde o amadorismo até a expansão do blog para um negócio rentável. O Papo do Homem, por exemplo, começou como um blog com alguns autores e hoje se expandiu para um empresa que explora a marca com conteúdo diverso. Foi ressaltada também nesta mesa a necessidade de diferencial e de planejamento.

Para terminar, no auditório Philip Kotler, Ivo Neuman (@ivoneuman), criador do blog Treta, falou um pouco da vida de blogueiro. Em um bate papo mais descompromissado, Neuman contou desde quando começou a mexer pioneiramente com sites e blogs, criando alguns polêmicos e recebendo as primeiras notificações de processos (segundo ele, isso que o fez perceber que estava no caminho certo. =P)  até quando o blog se tornou uma idéia lucrativa e ele passou a trabalhar com Maurício Cid como integrante da equipe blog Não Salvo.

Conclusão: Esta edição do #CCBSP trouxe diversas dicas valiosas sobre planejamento e administração de blogs, além de um panorama interessante do mercado e como quem hoje é “top” chegou lá e o que aprendeu durante o caminho. Meu caderno tem um bocado de anotações e há muita coisa aprendida para colocar em prática. No mais, ganhei uma sanduicheira no sorteio da Black & Decker.

 

Confira como foi a grade das palestras:

Auditório Philip Kotler

Auditório Renato Castelo Branco

08:00

Credenciamento

Credenciamento

09:00

Análise de Mercado – O que os melhores estão fazendo?
Juliana Lima (@julima)

Como utilizar as Mídias Sociais para o seu Blog?
Luciano Palma (LPalma), Israel Degásperi (Midias Blog)

10:00

Coffee break

Coffee break

10:30

SEO para Blogs
Jhonny Jessé (Coca Gelada ), Mauricio Zane (@mauriciozane), Rafa Hernandez (Rafael Designer)

Design & Desenvolvimento
Domenico Justo (Design on the Rocks)

12:00

Almoço

Almoço

13:30

Planejamento para Blogs
Marcelo Vitorino (Pergunte ao Urso)

RP 2.0
Daniel Miura (CDI Comunicação Corporativa)

14:40

Blogueiros Empreendedores
Alexandre Formagio (MediaEducation), Maurício Cid (Não Salvo), Felipe Ramos (Papo de Homem)

O poder dos Blogs femininos
Ana Passarelli (Plano Feminino), Veronica Gunther(Supremas), Jaque Barbosa (Casal Sem Vergonha), Liliane Ferrari (Liliane Ferrari)

15:40

Coffe break

Coffe break

16:00

Vida de Blogueiro
Ivo Neuman (Treta)

Agências & Blogs – Uma parceria de sucesso!
Chico Montenegro (Midia Boom), Sandro Rodrigues (Profissão Produto), Emerson Damasceno (4Social), Rafa Coimbra (Iungo)

17:00

Fechamento

Fechamento

 

E você, esteve no #CCBSP? Se sim, o que achou? Que insights interessantes de lá acha que vale a pena destacar? Ganhou uma cafeteira, sanduicheira ou aspirador?

Blogueiros que escreveram sobre as apresentações do auditório Castelo Branco, compartilhem seus links! =)

 

  • Rafael Hernandez

    Gostei do artigo, Parabéns e obrigado por participar do nosso bate papo sobre SEO ok.

    Abs.

    • http://twitter.com/Bruno_Chagas Bruno Chagas

      Muito obrigado pelo feedback, Rafael. A conversa foi muito bacana e produtiva. Me incentivou a testar e pesquisar mais sobre SEO. Parabéns!

      Abraço!

  • Essência Do Perfume da VIDA

    Maravilha!
    Realmente para que o sucesso venha é preciso muito esforço, dedicação e mais do que persistência, CONSISTÊNCIA.