A Credibilidade e a Participação do Ouvinte no Jornalismo Radiofônico

A interatividade nos meios de comunicação não é mais uma prática incomum. O advento da internet e a popularização da telefonia garantiram ao público mais voz e é normal ver a participação deste em sites, na TV e mesmo em veículos impressos. O rádio  é outro meio que usufrui muito da participação do ouvintes com opiniões e também com informações diversas – são os “ouvintes-repórteres” e os “ouvintes-internautas”. Mas esta participação no ambiente jornalismo abre brechas para discussões.

No caso do rádio, como esta colaboração do ouvinte pode afetar as redações? Esta “interatividade”, pode prejudicar de alguma forma a credibilidade da emissora? O radiodocumentário a seguir se concentra nestas questões, ao entrevistar profissionais do jornalismo de rádio, acadêmicos e populares.

“A Credibilidade e a Participação do Ouvinte no Jornalismo Radiofônico” foi produzido por Bruno Chagas, Fernando Fischer e Larissa Abraços como trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade de Santo Amaro – Unisa no ano de 2009. Na banca de avaliação, recebeu a nota máxima.

A Credibilidade e a Participação do Ouvinte no Jornalismo Radiofônico